quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Entrevista: Fabiano de Andrade Pereira

Professor de Artes nas redes de educação estadual e municipal de São Paulo, artista plástico e percussionista
“O investimento em Cultura deveria ser ampliado para alcançar a todos que não têm acesso”

“A Arte é o grau mais alto da capacidade humana. Esta frase do Tom Zé levo comigo”


Fatos da Região: Por que a opção pelo estudo da Arte?
Fabiano: Por intermédio de meu pai (desenhista mecânico) que me mostrou as possibilidades de uma linha sobre o papel, além disso, morei por 30 anos em São Miguel Paulista, até 2009, e após me casar mudei para Poá. Durante todos esses anos participei de vários cursos e oficinas culturais, os quais despertaram em mim o prazer em ler e produzir Arte.
Fatos da Região: E como eram essas atividades?
Fabiano: Em espaços públicos eram oferecidos vários cursos em diversas linguagens artísticas como música, pintura, teatro e muitos outros.
Fatos da Região: E atualmente, como andam as coisas?
Fabiano: Ainda acontece muita produção cultural, porém, não sei se com a mesma intensidade.
Fatos da Região: E então...
Fabiano: Tudo isso me estimulou a estudar Arte.
Fatos da Região: Possuis habilidades artísticas?
Fabiano: Sempre estudei música, principalmente percussão e participei de algumas bandas na região de São Miguel Paulista, além de manter esta atividade paralela ao meu hábito de desenhar e estudar o desenho.
Fatos da Região: Houve um tempo áureo na região?
Fabiano: Há algumas décadas tivemos em São Miguel Paulista o Movimento de Arte Popular onde surgiram e se apresentaram inúmeros artistas importantes, inclusive grandes nomes da nossa música popular como Edvaldo Santana.
Fatos da Região: O artista da região, hoje, ele tem espaço?
Fabiano: Infelizmente as dificuldades para os artistas locais mostrarem seus trabalhos são grandes. Em Suzano, o investimento em Arte foi maior. Percebo artistas da região em apresentações e exposições frequentes, acredito que algo de novo esteja acontecendo e, de certa forma, a vida cultural desta cidade mudou para melhor.
Fatos da Região: A maioria das cidades da zona leste paulistana promove arte voltada a satisfazer o mercado, isto é, os artistas renomados, que estão na moda, ou ainda aqueles que já são consagrados são os que conseguem abocanhar a maior parte das verbas públicas. Você vê alguma mudança neste comportamento?
Fabiano: Em Suzano os artistas promovidos pela prefeitura não são os que estão inseridos nisso. É possível trabalhar com os artistas da região.
Fatos da Região: Mas os artistas que não estão incluídos no mercado possuem pouco público...
Fabiano: É por falta de apoio que eles possuem público pequeno.
Fatos da Região: Então eles não são excluídos do mercado por terem pouco público, mas possuem pouco público porque são excluídos do mercado?
Fabiano: Exatamente!
Fatos da Região: Artistas que por aqui atuaram.
Fabiano: Sacha Arcanjo, Edvaldo Santana, Zulu de Arrebetá, Raberuan, ente outros foram grandes músicos e compositores que começaram seus trabalhos décadas passadas no Movimento de Arte Popular. Indico também Osnofa, figura maravilhosa dessa região que tem músicas suas gravadas por grandes artistas, ente eles Arnaldo Antunes.  Na linguagem do teatro posso citar o grupo Pombas Urbanas, Além desses posso citar outros  que moraram em São Miguel como Hermeto Pascoal,  Antonio Marcos, cantor da Jovem Guarda e ator, com várias canções gravadas por Roberto Carlos, mas que do meu ponto de vista teve um trabalho interessante como ator inclusive sendo dirigido por Augusto Boal.  Sem contar os inúmeros artista populares que se encontravam todos os domingos na Praça do Forró, apelido dado à Praça Padre Aleixo.
Fatos da Região: E porque pegou o nome Praça do Forró?
Fabiano: A Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra ficou conhecida assim devido à intensa atividade cultural, principalmente por causa dos nordestinos que ali se encontravam para papear e tocar ritmos como o forró, coco, baião, etc esses encontros eram tão frequentes que em uma das reformas da praça a mesma ganhou um palco que por muitos anos ficou conhecido como um dos maiores palcos de praça pública do mundo e que tinha o formato de chapéu de couro, há pouco tempo esse palco foi demolido.
Fatos da Região: Existe um movimento artístico?
Fabiano: Temos grandes artistas em atividade, além de grupos das mais diversas manifestações artísticas mas que de certa forma precisam ralar muito para conquistar espaço. Acredito que  na região do Alto Tiête e na Zona Leste da Cidade de São Paulo o aumento de casas de cultura serviria como estopim para a explosão de um número significativo de artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário