quinta-feira, 30 de julho de 2009

Entrevista: Terezinha Ferreira do Nascimento - Secretária de Esportes




A esquerda na administração pública poaense

Terezinha Ferreira do Nascimento, natural de São Paulo, reside no Jardim Pinheiro, em Poá, desde 1992. Esteve na presidência e atualmente é diretora social da SAB Jd. Emília e Pinheiro e também diretora da FACESP. É presidente do Diretório Municipal e filiada ao PCdoB desde 1990. Atualmente ocupa o cargo de Secretária Municipal de Esportes de Poá.
Fatos da Região: “O atual prefeito de Poá, Francisco Pereira de Souza, o Testinha, foi o grande responsável pela eleição em 2004 do então candidato Roberto Marques e alguns meses após a posse rompeu com ele e ficou todo o mandato fazendo oposição. Foi neste contexto que vocês se aproximaram?”
Terezinha: “O PCdoB sempre foi oposição em Poá e na gestão Roberto Marques ficamos nós dois do mesmo lado na oposição. Nunca aceitamos as coisas erradas. No final de 2005 e início de 2006 nos aproximamos através da luta em defesa do Programa Saúde da Família. Em 2004 nos coligamos com o PT, porém sempre contamos com o apoio do então vereador Testinha em nossas lutas. Assim fomos nos aproximando”.
Fatos da Região: “Como foi a coligação com o PDT?”
Terezinha: “Foi tranquila e seguindo a orientação do partido, obedecendo a realidade de cada município”.
Fatos da Região: “E Testinha?”
Terezinha: “Aprendi a conhecer o caráter do Testinha, um homem do povo que luta em prol do povo”.
Fatos da Região: “E a Campanha eleitoral?”.
Terezinha: “A campanha foi tímida e com os pés no chão. O tostão contra o milhão”.
Fatos da Região: “Como vocês encontraram o esporte na cidade?”
Fatos da Região: “Poucos projetos como a escolinha de esporte subutilizada, muitos profissionais e poucas atividades. A prefeitura não via o esporte como prioridade e não deu condições para que sua secretaria pudesse ter bom desempenho, assim todos perdemos”.
Fatos da Região: “Te-rezinha, você não é atleta, é mulher e negra, sentiu alguma discriminação?”
Terezinha: “No início ocorreu alguma discriminação, mas em seguida houve o reconhecimento pelo nosso trabalho e atualmente está tudo certo”.
Fatos da Região: “Como foi assumir a Secretaria de Esportes?”
Terezinha: “O PCdoB atua na área do esporte há vários anos como a Nádia Campeão (secretária de esportes no governo Marta Suplicy, na capital), assim como o atual ministro do esporte Orlando Silva, que é do PCdoB. Ele esteve aqui em abril na inauguração da sede de nossa secretaria onde anunciou a Praça da Juventude, um belo projeto. O prefeito Testinha fez o cadastramento de Poá no Projeto 2º Tempo que em breve será anunciado. Temos muita experiência nesta área”.
Fatos da Região: “E hoje, quais metas?”
Adilson Andrade da Silva (professor de Educação Física e Diretor de Esportes): “Seguimos por três eixos: recuperação dos espaços esportivos, ampliação do atendimento à população e implantação de projetos esportivos. O próximo passo é buscar recursos no Ministério dos Esportes para a construção de novos espaços. Descentralizar os esportes levando-os até os bairros. É mais interessantes levar o esporte ao bairro do que o morador ir até o centro”.
Terezinha: “Para isso estamos buscando parcerias com as SABs como já fizemos com a escolinha de judô e parceria com o Grupo Esperança,e a capoeira no Acadêmicos de Nova Poá”.
Fatos da Região: “E sobre o Conselho Municipal de Esporte, como anda?”
Terezinha: “O Conselho Municipal do Esporte está se estruturando para discutir junto à Secretaria de Esporte projetos que possam estimular obtenção de recursos e a prática esportiva.”.
Fatos da Região: “Qual o eixo de atuação para esses quatro anos?
Terezinha: “Serão o esporte e cidadania, formar cidadãos, não focalizando somente a prática esportiva, mas na formação cidadã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário