sábado, 2 de julho de 2011

Emanuel Giuseppe Gallo Ingrao

Diretor da Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda – Parque Guianases
 
“Faz parte do Plano Político Pedagógico a comunidade estar presente. Se ela não estiver presente nada faz sentido”
“O sucesso da escola depende de uma boa equipe, de bons gestores, confiança, compromisso e envolvimento com a comunidade local”
“A participação da comunidade é fundamental. É preciso tratar bem os pais, os alunos, para que eles participem da escola”




Fatos da Região: Há quanto tempo você está na direção de uma escola?
Emanuel: Desde dia quatro de abril deste ano na escola Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Fatos da Região: Porque escolheu essa escola:
Emanuel: Acho que fui seduzido pelo nome, pois moro em Itaquaquecetuba e a escola é no Parque Guianases.
Fatos da Região: Como estava a escola quando da sua chegada?
Emanuel: Muita desorganização administrativa, indisciplina constante dos alunos que não tinham limites, violência, muita falta de professores, problemas nas instalações e estrutura predial. Enfim, estava em situação de completo abandono.
Fatos da Região: E aí, o que fizeram?
Emanuel: Fizemos uma assembléia com os professores, funcionários e principalmente a comunidade local para traçarmos planos para resolver os problemas e conflitos nesta unidade escolar, que era um grito de protesto dos professores.
Fatos da Região: Como foi a assembléia?
Emanuel: Fizemos assembléias em dois dias nos três horários e tiramos as metas do PPP (Plano Político Pedagógico). Tivemos o apoio e aprovação de toda comunidade.
Fatos da Região: E aí ?
Emanuel: Em seguida chamamos os responsáveis pelos alunos problemáticos, pois já tinham sido identificados, e relatamos a situação.
Fatos da Região: Foi fácil assim?
Emanuel: Muitos pais nos apoiaram e alguns casos tivemos que encaminhar ao Ministério Público.
Fatos da Região: Quantos casos?
Emanuel: De 1.200 alunos, 70 enviamos ao Ministério Público para que fossem tomadas as medidas educativas adequadas e 10 foram removidos.
Fatos da Região: Dê exemplos de problemas.
Emanuel: Colocar fogo nas carteiras, quebrar lâmpadas, esvaziar extintores, desligar o quadro de energia, danificar a rede hidráulica, uso de drogas, roubos e outros problemas.
Fatos da Região: Qual foi a reação da comunidade ?
Emanuel: A comunidade se aproximou da direção e abraçou o novo projeto.
Fatos da Região: Já esperavam essa adesão?
Emanuel: Sim. Faz parte do Plano Político Pedagógico (PPP) a comunidade estar presente. Se ela não estiver presente nada faz sentido.
Fatos da Região: Mas muitas escolas não discutem o PPP com a comunidade...
Emanuel: Infelizmente isso acontece com muitas escolas.
Fatos da Região: Então o sucesso de uma escola depende da postura de sua direção?
Emanuel: O sucesso da escola depende de uma boa equipe, de bons gestores, confiança, compromisso e envolvimento com a comunidade local. Se a direção da escola estiver desgastada tem que mudar. Se não dá certo, tem que mudar!
Fatos da Região: E a falada pouca autonomia das unidades escolares?
Emanuel: A autonomia escolar se conquista com a capacidade de experiências e na geração de serviços de qualidade. Sem autonomia não se faz nada.
Fatos da Região: E as repercussões?
Emanuel: A DE (Diretoria de Ensino) ficou surpresa pois em quatro meses conseguimos resolver problemas que há anos estavam emperrados.
Fatos da Região: E a comunidade?
Emanuel: A participação da comunidade é fundamental. É preciso tratar bem os pais, os alunos, para que eles participem da escola.
Fatos da Região: E as resistências?
Emanuel: Tivemos, mas com diálogo e cada um em seu local adequado conseguimos a compreensão de todos.
Fatos da Região: Como combateram a violência?
Emanuel: No início a Ronda Escolar chegou a ser chamada até seis vezes por dia. Mantivemos com o Capitão Lombizani, que muito colaborou para isso, um plano de ações em conjunto para inibir a venda de drogas e outras violências, e assim a segurança melhorou.
Fatos da Região: Um trabalho em conjunto com o comando da Ronda Escolar.
Emanuel: Com isso a comunidade começou a ver a escola com outros olhos e começou a retornar.
Fatos da Região: Antes disso?
Emanuel: Todo final de semana havia alguma invasão ou roubo. Nestes quatro meses tivemos apenas uma invasão.
Fatos da Região: Quais os planos?
Emanuel: Implantar nos próximos sete anos uma série de ações que vão transformar esta escola. Tirá-la do amargo último lugar na escala estadual recuperando-a gradativamente, criando grupos de estudo, participação da comunidade em projetos dos governos federal e estadual e outros parceiros como comércio local, que já está presente em alguns projetos

6 comentários:

  1. Sou aluna da escola onde o diretor trabalha e não estou de acordo com o que ele declarou.Há
    muitas coisa que o diretor não contou como o fato em que ele falou que organizaria a escola em 60 dia, coisa que ele não fez por completo como deixar alunos em sala de aula sem professor pois não temos professores na escola, deixar corredores e sala de aulas sem energia com alunos na escola pois não tem lampadas suficientes na escola.
    ONDE ESTÁ O DINHEIRO QUE O GOVERNO MANDA???
    O diretor tem feito bingos para arrecadar dinheiro para a escola nesse período em que ele FALOU(para os alunos e para os funcionários da escola)que ele mudaria a escola para melhor coisa que ninguém tem visto desde o dia em que ele começou a trabalhar na escola.
    - ONDE ESTÁ O DINHEIRO ARRECADADO PELO BINGO SE NOS CORREDORES E NAS SALAS DE AULA NÃO TEM LAMPADAS??
    - POR QUE ESTE DINHEIRO NÃO ESTA SENDO UTILIZADO PARA A ESCOLA??
    - POR QUE ESTA FALTANDO OS MATERIAIS COMO LAMPADAS, PORTAS E LIVROS SE A ESCOLA TEM ARRECADADO DINHEIRO EM BINGOS???
    - É PROIBIDO OU NÃO ARRECADAR DINHEIRO PARA UMA ESCOLA SENDO QUE ELA GANHA A VERBA DO GOVERNO? E POR QUE O DIRETOR NÃO FALOU SOBRE ESTE FATO??

    VOCÊS TEM QUE FAZER ESTAS PERGUNTAS PARA O DIRETOR EMANUEL POIS NÃO SÓ EU COMO TODOS OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLAS SABEM QUE O QUE EU FALEI FOI A PURA VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Diretor Emanuel
    Sei que o sr. trabalha com muita competência para o bem estar de todos. E trabalha com muito amor.
    Professora Jane Nanete F.N.
    Lembra de mim?

    ResponderExcluir
  3. Olhai pelo meu Amigo

    "Senhor, Olhai pelo meu amigo! Que as pedras sejam removidas do seu caminho, Que tenha forças para carregar seus fardos, Que encontre coragem para resistir ao mal. Que possa ver o amor em todos os seres, Que seja abraçado pela lealdade, Que encontre conforto e saúde se estiver doente, Que seja próspero e saiba partilhar. Que tenha paz cobrindo seu espírito, Que sua mente obtenha os conhecimentos, Que use sabedoria para aplicá-los, Que saiba distinguir o bem do mal, Que tenha fé para manter-se forte na dor. Senhor. Olhai pelo meu amigo! Protegei cada passo que ele der, Que a cada novo dia ele aceite o novo, Que saiba alegremente comunicar novidade. Que Vos sinta em todos os momentos E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade. Amém."
    Autor: ( Desconhecido )
    JNFN

    ResponderExcluir
  4. Esse diretor é um Pltra tanto é que foi preso acusado de pedofilia

    ResponderExcluir