
Sr. Anselmo: Pego o microfone, com sol ou com chuva, falo olho-no-olho com o morador. Quando o cidadão me aborda pergunto seu nome e falo que estou aberto às suas críticas e sugestões.
Fatos da Região: Como é feita essa abordagem?
Sr. Anselmo: Primeiro agradeço ao cidadão dizendo: “Obrigado por me abordar, se a ouvidoria não te ouviu da forma que você merece, fale com a Sara Peixoto, assessora da Secretária da Saúde Dra. Mariane Pinotti”. Cumprimento todas as pessoas em visita a todos os bairros, desço do carro e falo ao povo: “Campanha contra a paralisia infantil, convido-os para ser nosso parceiro nesse projeto, em nome do governo municipal, Secretaria da Saúde e Mariane Pinotti, só chegaremos na nossa meta quando você, morador vir e fazer a sua parte”.
Fatos da Região: Quais campanhas já trabalhou?
Sr. Anselmo: Campanha anti-rábica, pólio, vacinação do idoso, fizemos o mapeamento de Ferraz e percorremos pelo menos 80% das ruas.
Fatos da Região: As Unidades de Saúde possuem mapeamento de doentes como hipertensos e diabéticos?
Sr. Anselmo: Sim, hoje está muito mais aprofundado foi feito, um bom trabalho, mesmo debaixo de chuva. Mas isso é obrigação da Secretaria da Saúde.
Fatos da Região: Quanto tempo realiza esse trabalho com a população:
Sr. Anselmo: Oito meses fazendo este trabalho.
Fatos da Região: Como está o atendimento nas UBS?
Sr. Anselmo: Hoje os médicos da saúde básica têm gerenciamento, e como coordenador técnico Dr. Felipe. Hoje temos com quem reclamar.
Fatos da Região: E o Hospital da Mulher?
Sr. Anselmo: Vou pessoalmente observar o atendimento. Se for mal atendido têm onde reclamar, como aqui na minha casa. Houve muitos avanços como 91.856 atendimentos em 1 ano (12 meses) sem deixar nenhuma mulher sem atendimento digno. Não é atendimento superficial não, é atendimento de qualidade. Todas especialidades, e a que não for possível atender é encaminhado ao Hospital Pérola Byington.
Fatos da Região: E o Pronto Atendimento Infantil?
Sr. Anselmo: O PAI em um ano e três meses atendeu mais de 19 mil ocorrências completas, de qualidade e com medicação.
Fatos da Região: E o Hospital Regional?
Sr. Anselmo: Deus me livre se todas as crianças tivessem que usá-lo. O atendimento continua caótico. Vi pessoas jogadas no térreo e leitos vazios nos demais andares. A ouvidoria do hospital dá resultado zero. É uma estrutura gigantesca mas com resultado nulo.
Fatos da Região: E o Programa da Saúde da Família?
Sr. Anselmo: Ocorreram problemas mas estão sendo reativados e sendo normalizado os atendimentos. Os agentes já estão nas ruas fazendo o recadastramento.
Fatos da Região: E sobre a espera em exames e especialidades como a falta de médico reumato, tomógrafos quebrados por meses na região do Alto Tietê?
Sr. Anselmo: Cada município tem uma cota fornecida pelo governo do Estado. Se essa cota fosse maior o atendimento poderia melhorar. Nossa cota é mínima, se fosse duas vezes mais não haveria problemas. Acho que é politicagem pois certos municípios têm cota bem maior.
Fatos da Região: E atendimento de urgência?
Sr. Anselmo: O SAMU (192) em parceria com o governo federal é um serviço nota dez. Atendimento bom. Não deixa o atendido na canseira. Um belo atendimento. 55% dos custos são bancados pelo município.
Fatos da Região: Houve avanços?
Sr. Anselmo: Quando Dr. Jorge assumiu havia 20 médicos. Hoje temos 130 médicos. No passado a administração da Saúde não admitia a participação como críticas e sugestões. Hoje neste governo democrático temos acesso. ...e o Dr Marcelo Genaro vem fazendo bom trabalho na Vigilância Epidemiológica, da qual é coordenador geral. Sempre atendeu nossas reivindicações, e de imediato!
Fatos da Região: O orçamento da Saúde é suficiente?
Sr. Anselmo: O orçamento é grande, porém a demanda é um terço maior que este orçamento. Precisamos de uma política para melhorar a Saúde, isto porque hoje temos uma situação pairando no ar que é a privatização da Saúde e isso é um crime. Até o governo federal é contra.
Fatos da Região: Então o atendimento em Ferraz também está sobrecarregado?
Sr. Anselmo: Milhares de pessoas camuflam o endereço de outras cidades para serem atendidos aqui em Ferraz, e isso causa problemas.
Fatos da Região: E os conselhos municipais?
Sr. Anselmo: Alguns conselheiros não se doam à causa.
Fatos da Região: Ainda sobre o Sistema único de Saúde?
Sr. Anselmo: Estamos empenhados em defesa do SUS. Estivemos no ato público na Câmara em defesa do SUS ocorrido em Suzano (25 de setembro) contra a sua privatização. Fui representando minha cidade, Ferraz. O governo do Estado é imprudente e não tem compromisso com as pessoas.
Fatos da Região: E o governo municipal?
Sr. Anselmo: Este governo transformou esta cidade em uma cidade diferente, para melhor, mas as necessidades são infinitas em todos os segmentos. Acho que a Secretaria de Comunicação peca muito por não conseguir explicar a população como funciona o Samu, restaurante popular, e isso acaba atrapalhando a qualidade dos atendimentos.
Hoje temos o prefeito que Deus mandou para governar essa cidade. Com todos defeitos, ainda é o melhor prefeito de Ferraz de Vasconcelos até hoje.
Porque eu entendo que a verdadeira emancipação política desta cidade, começou a partir do governo de Jorge Abissanra.
Fatos da Região? Gostaria de concluir?
Sr. Anselmo: concluo, falando também sobre o Restaurante Popular, cujo custeio atual é 100% bancado pelo Município, e a Farmácia Popular, pelo menos 60% a Prefeitura banca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário