quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrevista com Anselmo Ribeiro Peixoto, voluntário na Saúde Pública de Ferraz

Anselmo Ribeiro Peixoto, 61 anos, natural de Caratinga, Minas Gerais, é cidadão ferrazense desde 1979. Reside no Jardim Bela Vista, metalúrgico. É voluntário na Saúde Pública Municipal de Ferraz de Vasconcelos.
Sr. Anselmo  Ribeiro realiza um trabalho até então inédito em Ferraz. Num carro de som que circula pela cidade chama as pessoas a participarem das campanhas de Saúde  Pública.
Sr. Anselmo: Pego o microfone, com sol ou com chuva, falo olho-no-olho com o morador. Quando o cidadão me aborda pergunto seu nome e falo que estou aberto às suas críticas e sugestões.
Fatos da Região: Como é feita essa abordagem?
Sr. Anselmo: Primeiro agradeço ao cidadão dizendo: “Obrigado por me abordar, se a ouvidoria não te ouviu da forma que você merece, fale com a Sara Peixoto, assessora da Secretária da Saúde Dra. Mariane Pinotti”. Cumprimento todas as pessoas em visita a todos os bairros, desço do carro e falo ao povo: “Campanha contra a paralisia infantil, convido-os para ser nosso parceiro nesse projeto, em nome do governo municipal, Secretaria da Saúde e Mariane Pinotti, só chegaremos na nossa meta quando você, morador vir e fazer a sua parte”.
Fatos da Região:  Quais campanhas já trabalhou?
Sr. Anselmo: Campanha anti-rábica, pólio, vacinação do idoso, fizemos o mapeamento de Ferraz e percorremos pelo menos 80% das ruas.
Fatos da Região: As Unidades de Saúde possuem mapeamento de doentes como hipertensos e diabéticos?
Sr. Anselmo: Sim, hoje está muito mais aprofundado foi feito, um bom trabalho, mesmo debaixo de chuva. Mas isso é obrigação da Secretaria da Saúde.
Fatos da Região: Quanto tempo realiza esse trabalho com a população:
Sr. Anselmo: Oito meses fazendo este trabalho.
Fatos da Região: Como está o atendimento nas UBS?
Sr. Anselmo: Hoje os médicos da saúde básica têm gerenciamento, e como coordenador técnico Dr. Felipe. Hoje temos com quem reclamar.
Fatos da Região: E o Hospital da Mulher?
Sr. Anselmo: Vou pessoalmente observar o atendimento. Se for mal atendido  têm onde reclamar, como aqui na minha casa. Houve muitos avanços como 91.856 atendimentos em 1 ano (12 meses) sem deixar nenhuma mulher sem atendimento digno. Não é atendimento superficial não, é atendimento de qualidade.  Todas especialidades, e a que não for possível atender é encaminhado ao Hospital Pérola Byington.
Fatos da Região: E o Pronto Atendimento Infantil?
Sr. Anselmo: O PAI em um ano e três meses atendeu mais de 19 mil ocorrências completas, de qualidade e com medicação.
Fatos da Região: E o Hospital Regional?
Sr. Anselmo: Deus me livre se todas as crianças tivessem que usá-lo. O atendimento continua caótico. Vi pessoas jogadas no térreo e leitos vazios nos demais andares. A ouvidoria do hospital dá resultado zero. É uma estrutura gigantesca mas com resultado nulo.
Fatos da Região: E o Programa da Saúde da Família?
Sr. Anselmo: Ocorreram problemas mas estão sendo reativados e sendo normalizado os atendimentos. Os agentes já estão nas ruas fazendo o recadastramento.
Fatos da Região: E sobre a espera em exames e especialidades como a falta de médico reumato, tomógrafos quebrados por meses na região do Alto Tietê?
Sr. Anselmo: Cada município tem uma cota fornecida pelo governo do Estado. Se essa cota fosse maior o atendimento poderia melhorar. Nossa cota é mínima, se fosse duas vezes mais não haveria problemas. Acho que é politicagem pois certos municípios têm cota bem maior.
Fatos da Região: E atendimento de urgência?
Sr. Anselmo: O SAMU (192) em parceria com o governo federal é um serviço nota dez. Atendimento bom. Não deixa o atendido na canseira. Um belo atendimento. 55% dos custos são bancados pelo município.
Fatos da Região: Houve avanços?
Sr. Anselmo: Quando Dr. Jorge assumiu havia 20 médicos. Hoje temos 130 médicos. No passado a administração da Saúde não admitia a participação como críticas e sugestões. Hoje neste governo democrático temos acesso.  ...e o Dr Marcelo Genaro vem fazendo bom trabalho na Vigilância Epidemiológica, da qual é coordenador geral. Sempre atendeu nossas reivindicações, e de imediato!
Fatos da Região: O orçamento da Saúde é suficiente?
Sr. Anselmo: O orçamento é grande, porém a demanda é um terço maior que este orçamento. Precisamos de uma política para melhorar a Saúde, isto porque hoje temos uma situação pairando no ar que é a privatização da Saúde e isso é um crime. Até o governo federal é contra.
Fatos da Região: Então o atendimento em Ferraz também está sobrecarregado?
Sr. Anselmo: Milhares de pessoas camuflam o endereço de outras cidades para serem atendidos aqui em Ferraz, e isso causa problemas.
Fatos da Região: E os conselhos municipais?
Sr. Anselmo: Alguns conselheiros não se doam à causa.

Fatos da Região: Ainda sobre o Sistema único de Saúde?
Sr. Anselmo: Estamos empenhados em defesa do SUS. Estivemos no ato público na Câmara em defesa do SUS ocorrido em Suzano (25 de setembro) contra a sua privatização. Fui representando minha cidade, Ferraz. O governo do Estado é imprudente e não tem compromisso com as pessoas.
Fatos da Região: E o governo municipal?
Sr. Anselmo: Este governo transformou esta cidade em uma cidade diferente, para melhor, mas as necessidades são infinitas em todos os segmentos. Acho que a Secretaria de Comunicação peca muito por não conseguir explicar a população como funciona o Samu, restaurante popular, e isso acaba atrapalhando a qualidade dos atendimentos.
Hoje temos o prefeito que Deus mandou para governar essa cidade. Com todos defeitos, ainda é o melhor prefeito de Ferraz de Vasconcelos até hoje.
Porque eu entendo que a verdadeira emancipação política desta cidade, começou a partir do governo de Jorge Abissanra.

Fatos da Região? Gostaria de concluir?
Sr. Anselmo: concluo, falando também sobre o Restaurante Popular, cujo custeio atual é 100% bancado pelo Município, e a Farmácia Popular, pelo menos 60% a Prefeitura banca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário