Como responsável pelas vigilâncias em saúde da cidade de Ferraz de Vasconcelos tem demonstrado interesse e competência técnica nas questões de saúde pública, motivo pelo qual nos concedeu esta entrevista.
“Infelizmente a Saúde Pública de nosso país está doente. Muitos a tratam como mercadoria, deixando muitas vezes de lado o consumado fato do respeito aos direitos do cidadão. Direito a assistência digna, com bom acolhimento e acesso tecnológico, sem distinção entre pobres e ricos.”
Fatos da Região: Como vês a Saúde Pública hoje?
Dr. Gennari Pinotti: Infelizmente a Saúde Pública de nosso país está doente. Muitos a tratam como mercadoria, deixando muitas vezes de lado o consumado fato do respeito aos direitos do cidadão. Direito a assistência digna,com bom acolhimento e acesso tec-nológico, sem distinção entre pobres e ricos.
Fatos da Região: Como começar a melhorar essa situação?
Dr. Gennari Pinotti: Temos que adotar critérios de gestão que integralizem bom atendimento ao usuário, investimentos em recursos humanos e acesso a tec-nologias.
Fatos da Região: Como fazer?
Dr. Gennari Pinotti: Priorizando três pontos principais:
1) Disponibilização à capacitação, reciclagem e aperfeiçoamento dos funcionários e prestadores de serviço nas áreas de saúde, educação e promoção social.
2) Inclusão do potencial acadêmico junto à gestão pública, possibilitando participação de professores, docentes,acadêmicos,estagiários na assistência introduzindo automaticamente protocolos técnicos e métodos que otimizam,aperfeiçoam e ampliam as taxas de resolutividade.
3) Participação efetiva da equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermagem, etc.) no atendimento a consultas sob delegação de funções e supervisionados.
Fatos da Região: Em linhas gerais...
Dr. Gennari Pinotti: Melhor preparo, melhor acolhi-mento,inclusão acadêmica universitária e a participação efetiva e integrada da equipe multidisciplinar na assistência médica, podem proporcionar ampliação do número de consultas, integralizando atos multi-disciplinares diversos de forma concomitante.
Fatos da Região: Como se dá esta participação?
Dr. Gennari Pinotti: Uma consulta ideal deve durar em média 30 minutos, infelizmente no atual modelo, esta consulta dura menos de 15 minutos e o médico, sozinho atende em média 16 pacientes por período, atendimento quase sempre direcionado a questões imediatistas e pouco reso-lutivas. Com a implantação da atenção integral à saúde da mulher na cidade de Ferraz, integramos atividades com as mais diversas especialidades, ampliando número de consultas com melhor aproveitamento para identificação, diagnóstico e tratamento das diversas doenças das mulheres.
Fatos da Região: Se eu entendi, quando o médico chega para examinar o paciente, os demais membros da equipe já o prepararam para a consulta e se encarregam de outros aspectos, como o burocrático, coleta de dados para pesquisa e estratégia, educação para saúde, orientações etc, deixando mais tempo para o médico se concentrar no problema do paciente.
Dr. Gennari Pinotti: Sim! Este modelo de gestão implantado e sedimentado pelo nosso inesquecível Prof. Pinotti no hospital Pérola Byingthon, ganhou destaque internacional, sendo premiado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao introduzir a equipe multidisciplinar no ato da consulta médica, propiciando ao médico realizar atos terapêuticos com cunho acadêmico mais resolutivo.
Fatos da Região: E as universidades?
Dr. Gennari Pinotti: Precisamos inserir o academicismo, levar a academia (os docentes, estudantes) ao atendimento à população, e não mantê-los afastados da realidade.
Fatos da Região: Explique?
Dr. Gennari Pinotti: O aluno é o melhor controlador de qualidade que pode existir numa instituição, pois ele questiona tudo, cobra de seus professores, exige atos lícitos melhorando o atendimento.
Fatos da Região: E o papel das Organizações Sociais (Ongs)?
Dr. Gennari Pinotti: Muitas das O.S. que gerenciam o sistema Público de Saúde, são instituições universitárias, que poderiam utilizar muito mais o potencial dos alunos e dos professores, com projetos,descoberta de tecnologia, gestão opera-cional, etc.
Fatos da Região: Mesmo?
Dr. Gennari Pinotti: As O.S. poderiam contratar e ou realocar professores e alunos para atuarem junto às comunidades nas diversas regiões, porém não é isso que temos visto por aí.
Fatos da Região: E as universidades?
Dr. Gennari Pinotti: A instituição acadêmica, ao meu ver, têm papel elementar nesse processo e deve procurar mecanismos sempre inovadores para estender seus apêndices às populações mais necessitadas, seja através de ações diretas ou por convênios com instituições privadas sem fins lucrativos.
Fatos da Região: Falta de dinheiro é o maior problema?
Dr. Gennari Pinotti: Os maiores problemas são de gestão e não de ordem financeira, visto que se gasta quase 10 vezes mais para tratar doenças mais avançadas, sendo que hoje nós sabemos muito bem como prevenir ou detectar precocemente as doenças. Basta fazê-lo.
Fatos da Região: E como é o trabalho aqui em Ferraz de Vasconcelos?
Dr. Gennari Pinotti: É muito bom. Estamos em Ferraz há dez meses sob tutela da Dra. Marianne Pinotti como Secretária da Saúde. Notamos que nos últimos quatro anos a Secretaria da Saúde desenvolveu papel fundamental de estru-turação, já que praticamente não existia. Pegamos então uma Secretaria com bases sólidas e assim com possibilidades de implantação de modelos reconhecidos por organizações internacionais.
Fatos da Região: E o atendimento à mulher?
Dr. Gennari Pinotti: O atendimento integral é a nossa meta, já implantamos o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e estamos trabalhando para implantar o modelo integral para à criança, trabalhador e o idoso.
Fatos da Região: Quais as prioridades?
Dr. Gennari Pinotti: Colher frutos na qualidade terapêutica, mas priorita-riamente no trabalho preventivo. A prevenção é eficaz com planejamento, método e protocolo. É fundamental.
Fatos da Região: Qual referencial de atendimento poderia seguir?
Dr. Gennari Pinotti: A cidade de Campinas, com seu CAISM, foi reconhecida internacionalmente pela O.M.S. como a menor incidência de câncer no colo do útero. Vieram até fazer auditoria para comprovar.
Fatos da Região: Surpresa nos resultados?
Dr. Gennari Pinotti: Apresentou incidência de 3,8 casos por 100 mil mulheres, enquanto que a média do país é de 7,8 casos de câncer de colo para cada 100 mil mulheres, colocando Campinas à frente dos Estados Unidos e Canadá no controle do câncer de colo uterino.
Fatos da Região: E os custos...
Dr. Gennari Pinotti: Com pouco mais de 23 Reais se previne e evita o câncer no colo do útero (pelo SUS), ao passo que tratar uma pessoa com câncer instalado pode custar mais de 12 mil reais com risco da paciente não ficar curada. Temos 40 mil novos casos por ano no Brasil com oito mil mortes, façam as contas. E muito mais sofrimento...
Fatos da Região: Como é trabalhar em Ferraz de Vasconcelos?
Dr. Gennari Pinotti: Em Ferraz tivemos o acolhimento da população, do governo e dos políticos, que nos permitiram fazer nosso trabalho com qualidade.
Fatos da Região: Dificuldades?
Dr. Gennari Pinotti: Uma das dificuldades que encontramos é que a maioria das áreas adequadas para a implantação de centros ligados à saúde está em situação irregular, impedindo a desapropriação e atrasando alguns projetos.
Fatos da Região: Falta espaço regularizado como ocorreu com o Centro de Zoonozes ?
Dr. Gennari Pinotti: O Centro de Zoonoses tem que estar em zona rural, então escolhemos no Cambirí, porém era área de invasão e APP (área de proteção permanente) mas com esforço da equipe do Dr Jorge Abissamra conseguimos resolver o problema e brevemente estará pronto.
Fatos da Região: Explique a importância dele?
Dr. Gennari Pinotti: O Centro de Zoonoses deve fazer o controle de doenças, pesquisas e criar estratégias de ação para controle de vetores (animais que causam doenças). Deve ser um pólo de orientação à população, conscientizando a população sobre a posse responsável dos animais, pois muitas pessoas simplesmente os abandonam à própria sorte quando estes crescem ou tornam-se “feios”. O Centro de Zoonoses também faz o controle de reprodução, vacinação, controle de endemias e pragas.
Fatos da Região: E sua equipe?
Dr. Gennari Pinotti: Nossa equipe está muito motivada, recentemente fomos premiados pelo aumento do número de tratamento de casos de tuberculose, fato que nos deixa orgulhosos e envaidecidos de podermos realizar este trabalho, visto que desde o início tivemos carta-branca do prefeito Dr. Jorge Abissamra que sempre se mostra disponível.
Fatos da Região: Finalizar:
Dr. Gennari Pinotti: Um modelo desenvolvido e consagrado em 40 anos pelo Dr. José Aristodemo Pinotti é o que trouxemos aqui para Ferraz de Vasconcelos, e isso nos dá muito orgulho.
Fatos da Região: Como começar a melhorar essa situação?
Dr. Gennari Pinotti: Temos que adotar critérios de gestão que integralizem bom atendimento ao usuário, investimentos em recursos humanos e acesso a tec-nologias.
Fatos da Região: Como fazer?
Dr. Gennari Pinotti: Priorizando três pontos principais:
1) Disponibilização à capacitação, reciclagem e aperfeiçoamento dos funcionários e prestadores de serviço nas áreas de saúde, educação e promoção social.
2) Inclusão do potencial acadêmico junto à gestão pública, possibilitando participação de professores, docentes,acadêmicos,estagiários na assistência introduzindo automaticamente protocolos técnicos e métodos que otimizam,aperfeiçoam e ampliam as taxas de resolutividade.
3) Participação efetiva da equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermagem, etc.) no atendimento a consultas sob delegação de funções e supervisionados.
Fatos da Região: Em linhas gerais...
Dr. Gennari Pinotti: Melhor preparo, melhor acolhi-mento,inclusão acadêmica universitária e a participação efetiva e integrada da equipe multidisciplinar na assistência médica, podem proporcionar ampliação do número de consultas, integralizando atos multi-disciplinares diversos de forma concomitante.
Fatos da Região: Como se dá esta participação?
Dr. Gennari Pinotti: Uma consulta ideal deve durar em média 30 minutos, infelizmente no atual modelo, esta consulta dura menos de 15 minutos e o médico, sozinho atende em média 16 pacientes por período, atendimento quase sempre direcionado a questões imediatistas e pouco reso-lutivas. Com a implantação da atenção integral à saúde da mulher na cidade de Ferraz, integramos atividades com as mais diversas especialidades, ampliando número de consultas com melhor aproveitamento para identificação, diagnóstico e tratamento das diversas doenças das mulheres.
Fatos da Região: Se eu entendi, quando o médico chega para examinar o paciente, os demais membros da equipe já o prepararam para a consulta e se encarregam de outros aspectos, como o burocrático, coleta de dados para pesquisa e estratégia, educação para saúde, orientações etc, deixando mais tempo para o médico se concentrar no problema do paciente.
Dr. Gennari Pinotti: Sim! Este modelo de gestão implantado e sedimentado pelo nosso inesquecível Prof. Pinotti no hospital Pérola Byingthon, ganhou destaque internacional, sendo premiado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao introduzir a equipe multidisciplinar no ato da consulta médica, propiciando ao médico realizar atos terapêuticos com cunho acadêmico mais resolutivo.
Fatos da Região: E as universidades?
Dr. Gennari Pinotti: Precisamos inserir o academicismo, levar a academia (os docentes, estudantes) ao atendimento à população, e não mantê-los afastados da realidade.
Fatos da Região: Explique?
Dr. Gennari Pinotti: O aluno é o melhor controlador de qualidade que pode existir numa instituição, pois ele questiona tudo, cobra de seus professores, exige atos lícitos melhorando o atendimento.
Fatos da Região: E o papel das Organizações Sociais (Ongs)?
Dr. Gennari Pinotti: Muitas das O.S. que gerenciam o sistema Público de Saúde, são instituições universitárias, que poderiam utilizar muito mais o potencial dos alunos e dos professores, com projetos,descoberta de tecnologia, gestão opera-cional, etc.
Fatos da Região: Mesmo?
Dr. Gennari Pinotti: As O.S. poderiam contratar e ou realocar professores e alunos para atuarem junto às comunidades nas diversas regiões, porém não é isso que temos visto por aí.
Fatos da Região: E as universidades?
Dr. Gennari Pinotti: A instituição acadêmica, ao meu ver, têm papel elementar nesse processo e deve procurar mecanismos sempre inovadores para estender seus apêndices às populações mais necessitadas, seja através de ações diretas ou por convênios com instituições privadas sem fins lucrativos.
Fatos da Região: Falta de dinheiro é o maior problema?
Dr. Gennari Pinotti: Os maiores problemas são de gestão e não de ordem financeira, visto que se gasta quase 10 vezes mais para tratar doenças mais avançadas, sendo que hoje nós sabemos muito bem como prevenir ou detectar precocemente as doenças. Basta fazê-lo.
Fatos da Região: E como é o trabalho aqui em Ferraz de Vasconcelos?
Dr. Gennari Pinotti: É muito bom. Estamos em Ferraz há dez meses sob tutela da Dra. Marianne Pinotti como Secretária da Saúde. Notamos que nos últimos quatro anos a Secretaria da Saúde desenvolveu papel fundamental de estru-turação, já que praticamente não existia. Pegamos então uma Secretaria com bases sólidas e assim com possibilidades de implantação de modelos reconhecidos por organizações internacionais.
Fatos da Região: E o atendimento à mulher?
Dr. Gennari Pinotti: O atendimento integral é a nossa meta, já implantamos o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e estamos trabalhando para implantar o modelo integral para à criança, trabalhador e o idoso.
Fatos da Região: Quais as prioridades?
Dr. Gennari Pinotti: Colher frutos na qualidade terapêutica, mas priorita-riamente no trabalho preventivo. A prevenção é eficaz com planejamento, método e protocolo. É fundamental.
Fatos da Região: Qual referencial de atendimento poderia seguir?
Dr. Gennari Pinotti: A cidade de Campinas, com seu CAISM, foi reconhecida internacionalmente pela O.M.S. como a menor incidência de câncer no colo do útero. Vieram até fazer auditoria para comprovar.
Fatos da Região: Surpresa nos resultados?
Dr. Gennari Pinotti: Apresentou incidência de 3,8 casos por 100 mil mulheres, enquanto que a média do país é de 7,8 casos de câncer de colo para cada 100 mil mulheres, colocando Campinas à frente dos Estados Unidos e Canadá no controle do câncer de colo uterino.
Fatos da Região: E os custos...
Dr. Gennari Pinotti: Com pouco mais de 23 Reais se previne e evita o câncer no colo do útero (pelo SUS), ao passo que tratar uma pessoa com câncer instalado pode custar mais de 12 mil reais com risco da paciente não ficar curada. Temos 40 mil novos casos por ano no Brasil com oito mil mortes, façam as contas. E muito mais sofrimento...
Fatos da Região: Como é trabalhar em Ferraz de Vasconcelos?
Dr. Gennari Pinotti: Em Ferraz tivemos o acolhimento da população, do governo e dos políticos, que nos permitiram fazer nosso trabalho com qualidade.
Fatos da Região: Dificuldades?
Dr. Gennari Pinotti: Uma das dificuldades que encontramos é que a maioria das áreas adequadas para a implantação de centros ligados à saúde está em situação irregular, impedindo a desapropriação e atrasando alguns projetos.
Fatos da Região: Falta espaço regularizado como ocorreu com o Centro de Zoonozes ?
Dr. Gennari Pinotti: O Centro de Zoonoses tem que estar em zona rural, então escolhemos no Cambirí, porém era área de invasão e APP (área de proteção permanente) mas com esforço da equipe do Dr Jorge Abissamra conseguimos resolver o problema e brevemente estará pronto.
Fatos da Região: Explique a importância dele?
Dr. Gennari Pinotti: O Centro de Zoonoses deve fazer o controle de doenças, pesquisas e criar estratégias de ação para controle de vetores (animais que causam doenças). Deve ser um pólo de orientação à população, conscientizando a população sobre a posse responsável dos animais, pois muitas pessoas simplesmente os abandonam à própria sorte quando estes crescem ou tornam-se “feios”. O Centro de Zoonoses também faz o controle de reprodução, vacinação, controle de endemias e pragas.
Fatos da Região: E sua equipe?
Dr. Gennari Pinotti: Nossa equipe está muito motivada, recentemente fomos premiados pelo aumento do número de tratamento de casos de tuberculose, fato que nos deixa orgulhosos e envaidecidos de podermos realizar este trabalho, visto que desde o início tivemos carta-branca do prefeito Dr. Jorge Abissamra que sempre se mostra disponível.
Fatos da Região: Finalizar:
Dr. Gennari Pinotti: Um modelo desenvolvido e consagrado em 40 anos pelo Dr. José Aristodemo Pinotti é o que trouxemos aqui para Ferraz de Vasconcelos, e isso nos dá muito orgulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário