Geógrafo com mestrado em Geografia Humana
“É necessário discutir os impactos econômicos e sociais do Rodoanel, pois estas questões, infelizmente, não são discutidas como deveriam. Principalmente o econômico que provocará um impacto muito grande, alterando em alguns casos toda a estrutura da economia local, tanto para melhor como para pior. Daí justamente a necessidade de estudos e acompanhamento contínuo deste tipo de obra.”
O professor Schifino, como gosta de ser chamado, expõe sua opinião sobre o projeto Rodoanel nesta importante entrevista publicada em 19 de junho de 2009
Fatos da Região: Como está o andamento das obras do Rodoanel?
Schifino: O trecho Norte possui questões complicadas para a obtenção do licenciamento ambiental, pois atingirá áreas de reserva ambiental. Assim como o trecho Sul em construção que passa pela represa Billings e gerou um debate intenso na época das audiências públicas na região do Grande ABC.
Fatos da Região: Qual o projeto inicial?
Schifino: O governo do estado queria fazer um licenciamento único, porém a sociedade se mobilizou e conseguiu que esses licenciamentos fossem por trechos, e o trecho Norte é o mais complicado.
Fatos da Região: A construção de um sistema dessa amplitude que é o Rodoanel é o caminho certo a seguir para melhorar o trânsito em São Paulo?
Schifino: A proposta de um rodoanel é antiga. O transporte entre as regiões norte e sul do país passa por dentro da cidade de São Paulo, e isso é uma loucura. Caminhões e cargas trafegam indiscriminadamente. Temos apenas o rodízio de veículos para tentar reduzir os problemas, mas apenas na região do centro expandido e em alguns horários nas marginais.
Fatos da Região: Então é uma resposta técnica adequada à situação?
Schifino: A idéia é fazer com que a cidade seja circundada por um anel interligando as rodovias estaduais. A rodovia federal é a BR116 (Dutra/ Régis Bitencourt). A chegada pelas vias estaduais, todas elas, caem na Marginal Tietê e Pinheiros. Este é o grande problema.
Fatos da Região: Que vai se agravando a cada dia.
Schifino: O Rodoanel ficou um bom tempo parado por falta de dinheiro.
Fatos da Região: Por que?
Schifino: Veja bem, de 1991 a 1999, na região do ABC por exemplo, mais de 100 mil empregos industriais foram perdidos. O Brasil estava em recessão severa. A inflação foi controlada no meio da década com o Plano Real e a economia estabilizada, porém faltavam investimentos, o desemprego era alto e ainda tínhamos um câmbio fixo. As exportações brasileiras estavam em queda com um déficit na balança comercial . Tudo isso deixou vários setores sem recursos e o transporte foi fortemente atingido ficando sem investimentos. No final dos anos 90 a capacidade industrial instalada no país estava muito ociosa. A economia em recessão, investimentos parados, o país no FMI e falta de investimentos externos.
Fatos da Região: Nesse momento veio a chamada “privataria” ...
Schifino: Mesmo privatizando ferrovias, telecomunicações e tudo o mais que o governo transferiu para o setor privado, o governo continuou sem dinheiro. Por tudo isso o Rodoanel ficou parado por tanto tempo.
Fatos da Região: Quando a estrada corta uma vila, um bairro, ocorre o isolamento das áreas.
Schifino: Quando se constrói um “cinturão rodoviário” como o Rodoanel se faz com poucos acessos, pois é somente assim que ele pode funcionar, porém se cria outro problema que é a separação e o isolamento das comunidades como ocorre no trecho Oeste.
Fatos da Região: E a especulação imobiliária?
Schifino: É inevitável, mas é preciso contê-la. Muitas áreas vão se valorizar, por exemplo, com a possibilidade de instalação de centros de logística e distribuição. Essas atividades econômicas posteriormente demandarão pessoas e outras atividades de apoio, e será difícil conter a pressão da ocupação de seu entorno e depois da sociedade para se construir acessos e passarelas para pedestres etc.
Fatos da Região: E as desapropriações, como fica esta questão?
Schifino: A faixa ocupada pelas vias provocará desapropriações, que se estendem além das construções da via como áreas de domínio público (as faixas laterais às pistas) que servem para regular as ocupações e os acessos a rodovia
Fatos da Região: E os que ficarem muito próximos?
Schifino: Todos os afetados têm que ser devidamente indenizados, assim como o lote morto e o lote encravado, todos os proprietários devem ser indenizados pelo valor de mercado. A chegada do Rodoanel irá valorizar as áreas em volta, como tem acontecido. Porém os problemas de isolamento são inevitáveis. A experiência do trecho Oeste demonstra que a participação das comunidades nas audiências públicas são garantia para a construção de acessos. A Dersa possui critérios para as desapropriações e o que temos observado é que não surgiram grandes problemas quanto aos valores das indenizações, e que em todo caso o desapropriado sempre pode recorrer judicialmente contra os valores propostos.
Fatos da Região: Como resolver o problema do transporte na região metropolitana?
Schifino: O Governo do Estado tem várias propostas que estão no Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU 2020) que inclui o Anel Metropolitano (tróle-bus) o Ferroanel que interligaria as várias ferrovias que cortam a região metropolitana.
Fatos da Região: As privatizações...
Schifino: Privatizações perversas. Temos na ferrovia em São Paulo um conflito entre as concessionárias e a CPTM.
Fatos da Região: Então o Rodoanel...
Schifino: É uma saída técnica para o problema do transporte de carga em São Paulo, mas que cuja implementação deverá ser acompanhada e se integrar a outras soluções como a do Ferroanel.
Fatos da Região: E os impactos que o Rodoanel causará?
Schifino: O rodoanel causa impactos ambiental, econômico e social. O impacto ambiental se conhece através dos estudos e acompanhamentos feitos. Existem parâmetros e monitoramentos previstos no projeto. Entretanto, os impactos econômico e social são mais difíceis de serem previstos. E esta preocupação é extremamente necessária, pois os estudos nesta área não acompanham nas mesmas proporções os de impactos ambientais.
Fatos da Região: É tão grave assim?
Schifino: Sim! É necessário discutir os impactos econômicos e sociais do Rodoanel, pois estas questões, infelizmente, não são discutidas como deveriam. Principalmente o econômico, que provocará um impacto muito grande, alterando em alguns casos toda a estrutura da economia local, tanto para melhor como para pior. Daí justamente a necessidade de estudos e acompanhamento contínuo deste tipo de obra.
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