terça-feira, 1 de maio de 2012
Entrevista: Mohamad El Kadri
Coordenador da Frente em Defesa do Povo Palestino
“Hoje existe uma transformação em todos países árabes, as revoltas que estão acontecendo , a população não aceitam mais a situação opressora”
“Na verdade a causa palestina serviu como inspiração para todas as revoluções árabes.”
“Temos uma grande comunidade com vários segmentos, principalmente libaneses com 7 milhões no Brasil (libaneses e descendentes), mais que a própria população do Líbano.”
Fatos da Região: Onde você nasceu?
Mohamad: Nasci em São Paulo, no bairro da Freguesia do Ó.
Fatos da Região: E como veio frequentar aqui a região do Alto Tietê?
Mohamad: A comunidade vinha para cá, na Chácara dos Carneiros.
Fatos da Região: Que comunidade?
Mohamad: A Comunidade Árabe de São Paulo, nos encontrávamos aqui. Além disso tem meu irmão que também já morava por aqui.
Fatos da Região: Qual irmão?
Mohamad: O Dr. Ali, médico do hospital de Poá.
Fatos da Região: O que é ser árabe?
Mohamad: Os costumes, a língua, a religião é o que caracteriza bastante, mas o que prevalece mesmo e unifica as pessoas é a língua árabe.
Fatos da Região: Explique isso.
Mohamad: A unificação pela cultura se dá entre alguns povos como na Síria, Líbano, Egito, Jordânia e Palestina, os costumes e a cultura são quase iguais.
A Arábia Saudita, Emi-rados Árabes, Qatar, Kwait são muito parecidos entre si.
Fatos da Região: E na África?
Mohamad: Os norteafri-canos também são parecidos entre si como na Tunísia, Líbia, Argélia, Marrocos, Somália...
Fatos da Região: E a Mauritânia e o Saara?
Mohamad: A Mauritânia passa pela questão tribal e conflitos com o Saara.
Fatos da Região: Qual sua origem?
Mohamad: Sou muçulmano, possuo origem libanesa, meu pai veio para cá há quase 60 anos e minha mãe está aqui há 48 anos.
Fatos da Região: Qual a dimensão dos árabes aqui em nosso país?
Mohamad: Temos uma grande comunidade com vários segmentos, principalmente libaneses com 7 milhões no Brasil (libaneses e descendentes), mais que a própria população do Líbano.
Fatos da Região: Mais?
Mohamad: Os sírios são a 2ª comunidade no Brasil. As outras são egípcios, iraquianos, líbios e jordanianos.
Fatos da Região: Explique porque são chamados de turcos.
Mohamad: Todos esses são chamados erroneamente de turcos, pois no passado a região estava sob domínio do Império Otomano e as pessoas vinham com passaporte turco.
Fatos da Região: E o que acontece hoje?
Mohamad: Hoje existe uma transformação em todos países árabes, as revoltas que estão acontecendo, a população não aceita mais a situação opressora.
Fatos da Região: Quem está participando?
Mohamad: Muitos universitários, estudantes, há a necessidade de ampliar o mercado de trabalho. Há uma grande carência por parte do governo. Tudo isso cria a vontade de corrigir essa situação.
Fatos da Região: E a Primavera Árabe?
Mohamad: A partir dessa situação é que surge a Primavera Árabe. Na Tunísia, um jovem chamado Mohamad Bouazize, que era recém formado, sem emprego, passou a trabalhar como ambulante e teve seu trabalho interrompido pela apreensão de suas mercadorias. Ateou fogo ao próprio corpo e faleceu depois. Após este fato começou a revolta na Tunísia que levou à queda de Bem Ali.
Fatos da Região: E depois?
Mohamad: O Egito em seguida. Os jovens egípcios que estavam sem emprego e sem perspectiva derrubaram o Mubarak. E assim sucessivamente, na Líbia, Iêmen, Bahrein e agora na Síria.
Fatos da Região: Fale sobre a Líbia.
Mohamad: A Líbia é uma exceção pois houve uma interferência da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que teve como papel principal a derrubada de Kadhafi, na perspectiva de ter um grande lucro na exploração de petróleo.
Fatos da Região: E a questão Palestina?
Mohamad: Recentemente o Hamas (organização palestina de resistência)adotou uma postura de apoio às revoltas árabes o que coloca que o movimento não poderia apoiar uma ditadura em detrimento da luta de um povo por liberdade e justiça.
Fatos da Região: Palestina e povos árabes?
Mohamad: Na verdade a causa palestina serviu como inspiração para todas as revoluções árabes.
Fatos da Região: E Israel?
Mohamad: Existe um país que é auto sustentado pela guerra, o modelo do regime do apartheid da África do Sul, onde quem governa se mantém no poder pelo conflito em si e não tem espaço para tempos de paz. Este governo (de Israel) de extrema-direita, alimenta o radicalismo e o ódio colocando o Estado sempre em estado de guerra (o terrorismo de Estado contra a população).
Fatos da Região: Há esperança?
Mohamad: Temos esperança que o conflito seja resolvido, mas atualmente isso está muito londe de acontecer.
Fatos da Região: Atividades?
Mohamad: Fizemos o lançamento da uma campanha de boicote a Israel e muitos judeus participaram em protesto à política de territórios ocupados.
Fatos da Região: E a Síria?
Mohamad: A Síria já tem mais de 10 mil mortos, 240 mil refugiados, 100 mil presos políticos e hoje as expectativas são que esse regime ditatorial continue no poder massacrando o povo que sai às ruas todos os dias pedindo liberdade, Democracia e justiça. Querem apenas uma melhor qualidade de vida para a maioria de sua população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário